"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Senado brasileiro vai ouvir María Corina Machado. Demanda nasceu da cidadania MERCOSUL.

Na Foto: María Corina Machado, quando deixou sua assinou (junho/2016) na bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL, levada ao território venezuelano pela Missão Ushuaia, sob os cuidados do jornalista venezuelano Carlos Javier.  


Foi aprovado na 4ª sessão ordinária da CREDN (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado do Brasil), realizada na quinta-feira (18/4) o requerimento de número (5/2024) de autoria do Senador Esperidião Amin (PP - SC), sendo subscrito pelos Senadores Sergio Moro (UNIÃO - PR) e Hamilton Mourão (REPUBLICANOS - RS), que apresentou o requerimento para apreciação, na ausência do autor.

O requerimento aprovado nasceu do exercício da cidadania MERCOSUL, observe o que descreve o Senador Amin, na justificação do requerimento aprovado.

“Fui provocado por correspondência do idealizador do “Projeto Missão Ushuaia, Venezuela”, senhor Dado Galvão, que me apresentou sugestão para realização de audiência pública, no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal (CRE), para que o Parlamento Brasileiro ouça a cidadã venezuelana e principal candidata de oposição, que está impedida, de forma abrupta de participar do processo eleitoral venezuelano, que segundo informações do “CNE – Comissão Nacional de Eleições”, que acontecerá no dia 28 de julho de 2024”.

A Missão do Projeto Ushuaia é reconhecida pelo PARLASUL, como de interesse cultural e humanitário (declaração 39/2019).

Missão Ushuaia, Venezuela, nasceu em 2015, é um projeto de documentário que ainda não foi finalizado, por conta das incertezas políticas e sociais que acontecem na Venezuela.  

“Esperamos que a CREDN, convide e ouça María Corina Machado, o mais breve possível, o suposto processo “eleitoral” venezuelano ocorrerá em julho, é importante e saudável para nossa democracia, que a sociedade brasileira e do MERCOSUL, seja informada através do parlamento do Brasil, por meio de audiência pública, sem bravatas ideológicas, com honestidade intelectual, sobre o que acontece de fato na Venezuela. Somos testemunha da diáspora venezuelana, presente nas ruas das mais variadas cidades do Brasil, são crianças, jovens, idosos e indígenas, vagando na esperança de dias melhores. Não podemos ficar omissos diante daquilo que testemunhamos”. Destacou o documentarista baiano Dado Galvão.

Abaixo vídeo da sessão onde o requerimento foi aprovado. 



MissaoUshuaia.org  abril/2024