"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Benedetto apresenta Proposta de Recomendação sobre iniciativa cultural "Missão Ushuaia, Venezuela"


Javier com a bandeira abaixo-assinada do MERCOSUL, nas ruas de Caracas.


Agência PARLASUL (17/05/2018). O Parlamentar Humberto Benedetto apresentou uma Proposta de Recomendação para declarar de interesse cultural e humanitário a iniciativa "Missão Ushuaia, Venezuela", realização artística do cineasta Dado Galvão (Brasil), fotógrafo Arlen Cezar (Brasil) e jornalista / escritor Carlos Javier Arencibia (Venezuela). 

O Parlamentar Humberto Benedetto manifestou que os realizadores foram motivados pela situação atual na Venezuela e inspirados no livro "Testemunhos da Repressão" do venezuelano Carlos Javier Arencibia. Logo, o escritor venezuelano juntamente com o cineasta Dado Galvão e o fotógrafo Arlen Cezar, começaram a trabalhar no projeto de ativismo humanitário e cinematográfico chamado "Missão Ushuaia, Venezuela". 

O projeto consiste em levar uma bandeira do MERCOSUL e cartas aos membros do Parlamento do MERCOSUL e outros Parlamentos do bloco solicitando um pronunciamento sobre a situação na Venezuela "e o retorno à Democracia". Os jovens declararam em diferentes meios de comunicação da região, que pretendem visitar órgãos legislativos, conscientizando sobre a situação atual com depoimentos e coletando assinaturas. 

Segundo o Parlamentar Benedetto, os responsáveis pelo Projeto pretendem entregar a bandeira e as cartas dos cidadãos venezuelanos durante uma Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL. Cabe salientar que este processo fará parte de um documentário. 


Por maior informação sobre “Missão Ushuaia, Venezuela”, Assista ao vídeo aqui!


Estudantes baianos de Jequié enviam cartas para refugiados venezuelanos em Roraima.

Estudantes utilizaram envelopes coloridos, mensagens de motivação e 
muita criatividade na construção das cartas.

Os alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães do município de Jequié, no sudoeste do estado da Bahia, participaram de atividades de solidariedade, integração e exercício da cidadania Mercosul, quinta-feira, 17, como parte das ações culturais e humanitárias da “Missão Ushuaia, Venezuela”, os estudantes escreveram cartas, gravaram entrevistas refletindo sobre o drama vivido pelos refugiados venezuelanos que estão em Roraima. 

Ações da missão no colégio foram supervisionadas pelas professoras, Ângela Eça, Claudineia Nascimento e Lina Mara Matos. Mais de 200 cartas foram escritas pelos estudantes. 

A entrega das cartas será feita de 21 a 28 de maio, pelo idealizador da missão, o documentarista baiano Dado Galvão, juntamente ao fotógrafo e ativista paraibano Arlen Cezar e o jornalista venezuelano Carlos Javier.

Cartão criado pela estudante Thaianna Pinheiro. "O Brasil te abraça!"

No final de novembro de 2015, Galvão enviou por correio postal uma bandeira do Mercosul, para Javier, que colhe assinaturas e mensagens na bandeira por todo território da Venezuela, além de cartas que serão entregues aos parlamentares e autoridades dos países membros do Mercosul, em data ainda a ser definida. 

Em Roraima os imigrantes e refugiados venezuelanos também serão incentivados a escrever cartas e registrarem mensagens na bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL, que será levada para Roraima, pelo venezuelano Javier. Toda a ação fará parte de um documentário.

Estudante Renata Teixeira, coloriu o envelope e escreveu sobre a 
valorização do ser humano no contexto dos Direitos Humanos. 

Tramita no PARLASUL, projeto do parlamentar argentino Humberto Benedetto, que declara Missão Ushuaia, de interesse cultural e humanitário. Saiba mais sobre Missão Ushuaia no endereço eletrônico: www.MissaoUshuaia.org

Revista Brasil/Rede EBC de Rádio: Documentário, ativismo e cidadania MERCOSUL.


Compõe a Missão Ushuaia, Dado Galvão (foto), Arlen Cezar fotógrafo 
ativista e o escritor/jornalista venezuelano Carlos Javier.  


Idealizada como forma de diálogo com os venezuelanos, a Missão Ushuaia vai virar um documentário. Para falar dessa iniciativa, o Revista Brasil conversou com o documentarista baiano Dado Galvão. (ouça aqui)

maio de 2018