"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Madri convoca embaixador da Venezuela após ‘insultos’ de Maduro a Rajoy, premier espanhol.


Durante discurso televisionado, Maduro criticou medidas de ajuste econômico exigidas da Grécia por líderes europeus, e os chamou de “sicários”, citando o premier espanhol MADRI 

MADRI — O ministério das Relações Exteriores espanhol convocou nesta segunda-feira o embaixador da Venezuela na Espanha, Mario Ricardo Isea, para consulta por causa de “insultos inaceitáveis” ao primeiro-ministro Mariano Rajoy. No domingo, Nicolás Maduro chamou Rajoy de “sicário” durante um discurso televisionado, gerando mal-estar entre os governos.

— O Governo espanhol lamenta que o Presidente da República Bolivariana da Venezuela recorra repetidamente a declarações desrespeitosas — disse o ministério em um comunicado.

Isea foi recebido no Palácio de Santa Cruz, sede do ministério, pelo diretor-geral para a região ibero-americana, Pablo Gómez de Olea, que lhe comunicou a firme rejeição do governo pelas “afirmações e adjetivos injuriosos” de Maduro. A reunião durou pouco mais de 15 minutos e, na saída, o embaixador venezuelano não quis responder às perguntas dos jornalistas.

Em um discurso televisionado no domingo, Maduro criticou as medidas de ajuste econômico exigidas da Grécia por líderes europeus, e os chamou de “sicários”, citando nominalmente o premier espanhol. O presidente também reagiu com veemência à visita de vários senadores espanhóis a Caracas.

— Aí (na Grécia) vai acontecer algo. Outro sicário da Europa é Rajoy. São sicários; Rajoy é um sicário do povo — disse Maduro, se referindo à lei conhecida como “lei da mordaça”, aprovada na Espanha e muito criticada pela oposição que a considera um ataque à liberdade de expressão.

Essa não é a primeira vez que Isea é convocado. A última vez foi em abril, depois que o próprio Maduro acusou Rajoy de ser “racista”. Na ocasião, a diplomacia espanhola classificou as declarações como “intoleráveis”.

Fontes: O Globo e agências internacionais, TV estatal venezuelana. 
Missão Ushuaia, Venezuela. 28 de julho de 2015.