"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Crise política e social na Venezuela na agenda dos chefes de Estados da 48ª Cúpula do Mercosul.


A 48.ª Cúpula do Mercosul, marcada para a próxima sexta-feira, em Brasília, na qual o Brasil passará a Presidência rotativa do grupo para o Paraguai, vai debater, entre outros pontos a situação social e política na Venezuela.

Outros pontos da agenda da Cúpula de chefes de Estado da organização, em que participarão ainda representantes da Argentina, Uruguai e Venezuela, são a construção de um acordo comercial com a União Europeia e a adesão da Bolívia. O Presidente boliviano, Evo Morales, pode ser um obstáculo para o acordo entre os blocos econômicos europeu e sul-americano.

“Se o Mercosul quer forjar um acordo de livre-comércio com a UE, a Bolívia terá que se retirar”, afirmou Morales no mês passado, citado pela agência noticiosa Efe. O avanço do acordo tem sido defendido pelo Brasil, mas existem divergências nas áreas industrial e agrícola além da resistência de outros membros do Mercosul.


Um dia antes, na quinta-feira, ocorrerão a 48.ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum e a 42.ª Reunião Ordinária do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do bloco.

Além dos membros plenos do Mercosul, também participarão na Cúpula os Estados Associados Chile, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Suriname e Guiana. Esta será a primeira vez que o Paraguai assumirá a Presidência do grupo após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo, em 2012, considerada pelo bloco uma quebra na democracia do país.

A Cúpula de chefes de Estado ocorre na sexta-feira, mas as últimas reuniões de trabalho comandadas pela Presidência temporária do Brasil começaram segunda-feira em Brasília.

Durante esta semana, haverá encontros do fórum de consulta e coalizão política do bloco e de Estados Associados, do fórum Consultivo Econômico e Social, e de especialistas na Redução de Riscos de Desastres Sócio-ambientais, Defesa Civil, Proteção e Assistência Humanitária.

Para hoje está agendada a realização do fórum empresarial do bloco, na cidade de Belo Horizonte, para fomentar a integração dos países nas áreas de promoção comercial e atração de investidores. Já entre os dias 14 e 16 de julho, haverá a Cúpula Social do Mercosul, com organizações da sociedade civil e movimentos sociais.



Fontes: Observador, Portugal, Governo do Brasil. 
Missão Ushuaia, Venezuela. 15/07/2015.