"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Juan Guaidó e a bandeira abaixo-assinado do Mercosul.

Deputado Juan Guaidó, assina na bandeira abaixo-assinado do Mercosul. Foto: Carlos Javier/Missão Ushuaia

Em 12 de julho de 2016, no lançamento do livro “Presos pero libre”, de Leopoldo López, na sede do Partido Vontade Popular, em Caracas capital da Venezuela, o deputado Juan Guaidó, deixava sua assinatura e mensagem na bandeira abaixo-assinado do Mercosul, a convite do jornalista e escritor venezuelano Carlos Javier, autor do livro "Testemunhos da repressão" e integrante da Missão Ushuaia, acompanhava Javier no ato, Diana López, irmã de Leopoldo.

Na bandeira, Guaidó escreveu: “pela integração e o fortalecimento da democracia”. 


Depois de três anos em território venezuelano, a bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL, enviada pelo documentalista brasileiro Dado Galvão para Javier, em 2015, retornou ao Brasil (18/6/2018), por meio do correio postal, com assinaturas de vítimas da repressão, presos políticos, familiares de ativistas que estão presos, defensores dos direitos humanos, deputados, estudates e líderes comunitários.



Na foto: lado esquerdo, Carlos Javier, na agência postal em Caracas/Venezuela (18/6/2018), lado direito, o documentarista brasileiro Dado Galvão em Jequié, Bahia, que recebeu (9/7/2018) de volta a bandeira abaixo-assinado do Mercosul.

Este trabalho de ativismo e construção de um documentário é realizado dentro das ações culturais e humanitárias da Missão Ushuaia, que busca reivindicar o respeito ao Protocolo de Ushuaia, assinado pela Venezuela, no marco de sua entrada no Mercosul, onde se comprometeu a respeitar os Direitos humanos e liberdades democráticas. A Venezuela foi suspensa do Mercosul, em agosto de 2017. 


Tramita no PARLASUL, projeto do parlamentar argentino Humberto Benedetto que declara Missão Ushuaia de interesse cultural e humanitário. 

Dias 1 e 2 de maio, a bandeira abaixo-assinado do Mercosul, será levada para Boa vista e Pacaraima, no estado de Roraima, onde refugiados e migrantes venezuelanos poderão deixar sua mensagem na bandeira. Os integrantes da missão pretendem entregar em território venezuelano ao presidente encarregado da Venezuela, Juan Guaidó, a bandeira do Mercosul.