"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Missão Ushuaia, Venezuela: atividades em Salvador - Bahia.

Migrantes e refugiados venezuelanos acolhidos pelo Pe. Manoel Oliveira na Paróquia Ascensão do Senhor no CAB em Salvador (BA). Primeira Feira Venezuelana de Negócios, Produtos e Serviços. Foto: Rede Sociais Paróquia Ascensão do Senhor/Missão Ushuaia.

Sábado 28 de julho, (11 horas da manhã) na Paróquia Ascensão do Senhor, localizada na Terceira Avenida do CAB, 360 em Salvador (BA), acontecerá mais uma ação da Missão Ushuaia, Venezuela, idealizada pelo documentarista baiano Dado Galvão em parceria com o fotógrafo paraibano Arlen Cezar e o jornalista venezuelano Carlos Javier, autor do livro “Testemunhos da Repressão”.

O projeto consiste em promover interações por meio de cartas e outras intervenções, entre os imigrantes e refugiados venezuelanos com os brasileiros e com parlamentares do Brasil e da América do Sul. Todo o processo, que é compreendido como uma missão humanitária por seus realizadores, tem ainda o caráter cultural, já que tudo está sendo documentado em vídeos e fotografias que vão ser a base para a produção do documentário de mesmo nome, Missão Ushuaia, Venezuela.

O padre Manoel de Oliveira, pároco da Paróquia Ascensão do Senhor, iniciou em Salvador, atividades de apoio e ajuda aos migrantes e refugiados venezuelanos, acolhidos por diversas ações da paróquia, como a realização da Primeira Feira Venezuelana de Negócios, Produtos e Serviços.

No sábado (28), Dado Galvão que mora em Jequié no interior baiano, levará ao encontro dos venezuelanos acolhidos pela paróquia, a bandeira baixo-assinado do Mercosul, que estava na Venezuela, desde 2015, cartas escritas por estudantes do Colégio Público Modelo Luis Eduardo Magalhães.

A vice-diretora do Colégio Modelo, professora Ângela Eça, busca apoio na tentativa de conseguir um micro-ônibus para que alguns estudantes participem da entrega das cartas aos venezuelanos em Salvador.   

Estudantes do Colégio Público Modelo de Jequié, produziram cartas que serão entregues pela Missão Ushuaia aos refugiados e migrantes venezuelanos que moram em Salvador. Foto: Profª Claudineia Nascimento/Missão Ushuaia.

Ainda como parta das ações da missão cultural e humanitária, os migrantes e refugiados venezuelanos que estão na capital baiana, escreverão cartas destinadas aos parlamentares do Parlasul (Parlamento do Mercosul), que serão entregues dia (10) dez de setembro na sede do Parlasul, em Montevidéu, Uruguai, onde os membros da Missão Ushuaia, serão recebidos pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Desportes e realizarão na sede do parlamento uma exposição fotográfica com atividades da missão.

Saiba mais sobre a missão em: www.MissaoUshuaia.org



24 de julho/2018.