"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Missão Ushuaia, Venezuela: ações no PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL).

Envelopes onde estão armazenadas cartas escritas por refugiados venezuelanos para parlamentares do PARLASUL.

Está na pauta do dia 3 de julho/2018, da 19ª Reunião Ordinária da Comissão de Educação, Cultura, Ciências, Tecnologia e Desportes do PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL), projeto do parlamentar argentino Humberto Benedetto, propondo que o PARLASUL, declare Missão Ushuaia Venezuela, de interesse cultural e humanitário.

Missão Ushuaia é uma realização artística conjunta do cineasta Dado Galvão (Brasil), do fotógrafo Arlen Cezar (Brasil) e do jornalista/escritor Carlos Javier (Venezuela). 

No final de novembro de 2015, a missão enviou para Javier, via Correio Postal, uma bandeira do MERCOSUL, que se transformou em um abaixo-assinado em defesa dos direito humanos e da liberdade de expressão na Venezuela


Em maio de 2018, estudantes do Colégio Público Modelo Luis Eduardo Magalhães, de Jequié na Bahia, nordeste do Brasil, foram incentivados pela missão a escrever cartas para os refugiados venezuelanos que estão em Roraima. Mais de trezentas cartas escritas pelos estudantes foram entregues pela missão aos refugiados venezuelanos, que foram motivados a escrever cartas para os parlamentares do PARLASUL, quase trezentas cartas foram recolhidas e serão entregues pela missão aos parlamentares.

Ações da missão estão sendo documentadas em audiovisual e fotografia para construção de um documentário. A próxima ação da missão será entregar cartas escritas pelos refugiados venezuelanos aos parlamentares do PARLASUR e realizar uma exposição fotográfica das ações que aconteceram em Roraima, na sede do parlamento no Uruguai, em data a ser definida. 

Mais informações em: www.MissaoUshuaia.org