"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Depois de 3 anos na Venezuela, bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL volta ao Brasil.

Jornalista e escritor venezuelano Carlos Javier, no correio postal em Caracas na Venezuela, minutos antes de enviar de volta ao Brasil à bandeira 
abaixo-assinado do MERCOSUL. 

Depois de três anos em território venezuelano, a bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL, enviada pelo documentalista brasileiro Dado Galvão para o jornalista e escritor venezuelano Carlos Javier Arencibia, em 2015, retorna ao Brasil (18/6), por meio do correio postal, com assinaturas de vítimas da repressão, ex - presos políticos, familiares de ativistas que estão presos, defensores dos direitos humanos, deputados e líderes comunitários. 

Este trabalho de ativismo é realizado dentro das ações da Missão Ushuaia Venezuela, que busca reivindicar o respeito ao Protocolo de Ushuaia, assinado pelo país caribenho no marco de sua entrada no MERCOSUL, onde se comprometeu a respeitar os Direitos humanos e liberdades democráticas. 

Embora o Governo da Venezuela esteja suspenso do MERCOSUL, Missão Ushuaia acredita que a integração sul-americana também acontece naturalmente entre os povos e, portanto, devemos estar em solidariedade com os países onde existem experiências antidemocráticas para enfrentá-las.

No mês de maio de 2018, Galvão e o fotógrafo Arlen Cezar, estiveram na fronteira Brasil-Venezuela, testemunhando de perto a crise humanitária no estado de Roraima devido à migração massiva de venezuelanos, documentaram a triste situação em fotografia e audiovisual, prestando apoio aos refugiados venezuelanos que receberam a solidariedade de centenas de estudantes brasileiros do Colégio Público Modelo de Jequié, cidade do estado da Bahia, nordeste do Brasil que enviaram cartas de apoio, venezuelanos que estão em Roraima também escreveram cartas que serão entregues pela missão aos parlamentares do PARLASUL.

Javier não pôde comparecer devido a problemas de transporte, uma combinação de altos custos e pouca disponibilidade de passagens e insegurança nas estradas que ligam Caracas ao estado de Roraima. 

A bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL esteve na Assembleia Nacional da Venezuela, e vários conselhos municipais no interior do país, onde mitos cidadãos venezuelanos renovaram a esperança no espírito de solidariedade da Missão. Além disso, a bandeira acompanhou Javier em vários protestos pacíficos e durante a rebelião democrática do povo venezuelano no ano de 2017.

É uma ação importante de ativismo de solidariedade internacional que buscará o apoio do PARLASUL e outras instituições, tanto nacionais como de integração, a fim de fortalecer a luta pela democracia na Venezuela e no continente, motivando o resgate das liberdades. 

A Missão Ushuaia pretender levar a bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL ao encontro dos refugiados venezuelanos que estão em Roraima. 

Tramita no PARLASUL, projeto do parlamentar argentino Humberto Benedetto que declara Missão Ushuaia de interesse cultural e humanitário.



Carlos Javier, Caracas/Venezuela, junho,2018 www.MissaoUshuaia.org