"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia poderá receber escritor venezuelano para participar de audiência pública.

O jornalista venezuelano Carlos Javier transformou a bandeira do Mercosul enviada pelo documentarista baiano Dado Galvão em documento de protesto. 

Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (CDHSP) poderá receber o escritor e jornalista venezuelano Carlos Javier, autor do livro “Testemunhos da Repressão”, para participar de audiência pública. 

A proposta é do deputado estadual Euclides Fernandes (PSL/BA), atendendo ao pedido do documentarista baiano Dado Galvão, que trabalha na produção do documentário de ativismo humanitário Missão Ushuaia, Venezuela.

Segundo informações publicadas no diário oficial da ALBA, do dia 15 de março, “na oportunidade, o deputado Euclides Fernandes levou para apreciação do colegiado a proposta de uma audiência pública com o jornalista e escritor venezuelano, Carlos Javier, para discutir o atual momento político da Venezuela e os índices de violência que afeta principalmente os jovens. Sobre a temática, Marcelino Galo (PT/BA, presidente da comissão) destaca que por se tratar de uma questão internacional, levará o pedido do deputado ao setor jurídico da Casa, para em seguida colocar a proposta em votação entre os membros da comissão”.


O livro “Testemunhos da Repressão” foi tema de uma extensa reportagem do jornal O Globo, denominada “Nos Porões de Maduro”, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou (2015) requerimento para realização de audiência com o escritor, que foi um dos entrevistados do especial “Venezuela onde falta tudo” (2016), produzido pelo jornalista Léo Gerchmann, para o jornal Zero Hora.

Em maio de 2016, Javier recebeu uma bandeira do MERCOSUL, enviada via correio postal pelo documentarista Dado Galvão, a bandeira está servindo como uma espécie de abaixo-assinado revindicando democracia e respeito aos direitos humanos na Venezuela.

A Venezuela tem se destacado no noticiário brasileiro e internacional pela crise política e humanitária que enfrente, e pelos reflexos tão presentes ao norte da fronteira do Brasil, no estado de Roraima, circulação clandestina de dinheiro venezuelano, recrutamento de cidadãos venezuelanos para o transporte de armas, contrabandos e drogas, aumento no número de pedidos de refúgios. 

Segundo Fernandes, o requerimento deverá ser apreciado e votado na comissão (terça-feira 04 de abril).

Baixe grátis o livro "Testemunhos da Repressão", do jornalista e escritor venezuelano Carlos Javier.