"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pede à Venezuela proteção para diretores de meios de comunicação.


A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu à Venezuela que adote medidas cautelares a favor de vários diretores de meios de comunicação que enfrentam ameaças e processos judiciais por parte de altos funcionários do governo, informou o organismo nesta terça-feira.

As medidas cautelares estão dirigidas a Teodoro Petkoff, Miguel Henrique Otero, Alberto Federico Ravell e Isabel Cristina Ravell, que segundo a CIDH "se encontram em uma situação de gravidade e urgência, com a ameaça de seus direitos e em risco".

Petkoff dirige a revista Tal Cual, Otero é editor chefe do jornal El Nacional e Ravell é proprietário do site La Patilla.

Diosdado Cabello, presidente do Parlamento e número dois do chavismo, processou em abril os três meios de comunicação venezuelanos por difamação ao reproduzir notícias do jornal espanhol ABC que o ligam a uma investigação federal dos Estados Unidos sobre o tráfico de drogas.

Segundo o órgão de direitos humanos da OEA, na Venezuela existe um "discurso estigmatizante por parte de funcionários públicos", incluindo Cabello, que pode colocar em risco jornalistas e comunicadores.

As autoridades venezuelanas devem empreender uma "atenção urgente e ações específicas para que cessem os atos de estigmatização e ameaça" contra os quatro diretores, destacou a CIDH.

AFP
Missão Ushuaia, Venezuela 11/11/2015.