"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Espremendo até quando for possível, para custear o silêncio dos cúmplices.

NOTA


Cancelada reunião com o secretário-geral da UNASUL

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Aloysio Nunes, e o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, cancelaram reunião com o secretário-geral da UNASUL, Ernesto Samper, em repúdio às suas declarações feitas durante visita oficial ao Brasil.

Em visita ao Brasil, Samper fez a defesa da permanência da presidente Dilma Rousseff ao ser indagado sobre a situação política do país. "A posição da UNASUL é muito clara: a presidente pode e deve terminar seu mandato", respondeu Samper na ocasião.

O Brasil é uma democracia consolidada e o senhor Samper faria melhor se dedicasse mais atenção à escalada autoritária em outros países da região, notadamente a Venezuela, sobre a qual, até agora, tem mantido silêncio.

As instituições brasileiras são robustas o suficiente para lidar, dentro dos princípios do Estado Democrático de Direito, com a profunda crise econômica e política que o País atravessa. 

Nossas instituições cumprem as missões que lhes são atribuídas pela Constituição, inclusive a de deliberar sobre pedidos de impeachment da presidente.


Senador Aloysio Nunes, Presidente da Comissão de Relações 
Exteriores e Defesa Nacional do Senado do Brasil.

Arte: Untal_Ro
Fonte: CRE Senado.
Missão Ushuaia, Venezuela. 15/10/2015.

Venezuela lança game de super-herói que pode vencer Homem-Aranha.


Uma equipe de programadores da Venezuela criou o SuperBolívar -um personagem de videogame inspirado no herói Simón Bolívar-, que voa pelo país divulgando os símbolos pátrios e defendendo a independência.

"Queremos apresentar o SuperBolívar, um super-herói que vai vencer o Homem-Aranha" disse Ray Acedo, um dos criadores do game, do Instituto Nacional de Capacitação e Educação Socialista (Inces). "Ele vai percorrendo as oito províncias para libertar a pátria."

O anúncio foi feito no programa do presidente Nicolás Maduro, transmitido todas as terças pela televisão pública.

Arte:Untal_Ro

Acedo explicou que o videogame foi desenvolvido como software livre para funcionar nas "canaimitas", como são chamados os computadores distribuídos nas escolas pelos programas sociais do governo.

Maduro disse que se trata de uma proposta "muito positiva", porque permite que as crianças "possam se aproximar de um herói de carne e osso".

Os criadores apresentam "SuperBolívar" como um game educativo com "conteúdo patriota" para manter viva a figura de personagens históricos.

FRANCE-PRESSE, VTV VENEZUELA.
Missão Ushuaia, Venezuela. 14/10/2015.