"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Brasil e Venezuela derrubam média de crescimento da América Latina

Em boletim divulgado nesta terça-feira (6), o Fundo Monetário Internacional (FMI) desenhou um quadro bastante desanimador para a América Latina, puxado pelas recessões brasileira e venezuelana. Os economistas do órgão projetam um recuo de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) da região em 2015. A economia do Brasil deverá recuar 3%, enquanto a da Venezuela terá tombo de até 10%. 

De acordo com o economista-chefe do FMI, Maurice Obstfeld, muitas das nações latinoamericanas são afetadas por "choques comuns", em especial a queda significativa nos preços das commodities. "A queda geral dos preços de commodities afeta a todos, mas países específicos têm as suas próprias histórias", ressaltou o representante durante a apresentação do relatório no Panorama Econômico Mundial (WEO, na sigla em inglês) em Lima, no Peru.


A Venezuela é um dos países com forte dependência da exportação de petróleo. Em 2014, o país teve um recuo de 4% em seu PIB. Para este ano, contração deverá ser de 10% e, em 2017, de 6%. O vice-diretor do Departamento de Pesquisa do FMI, Gian Maria Milesi-Ferretti, lembrou que a nação já enfrentava severos desequilíbrios macroeconômicos, mas que a desvalorização do preço do barril teve impactos imediatos na saúde de sua economia, uma vez que o setor tem grande peso nas receitas do governo venezuelano. Segundo alerta o relatório do fundo, o mau desempenho da economia da Venezuela poderá afetar países do Caribe no âmbito do programa Petrocaribe. 

O economista-chefe do FMI ainda ressaltou que outros países da América Latina têm um cenário econômico positivo, mesmo que seu crescimento venha desacelerando com o passar dos anos. São eles Colômbia, Chile e Peru, que têm crescimentos projetados para 2015 de 2,5%, 2,3% e 2,4%, respectivamente. No caso da Argentina, o Fundo espera um desempenho positivo de 0,4% em 2015 e uma retração de 0,7% em 2016.

Fonte: Jornal do Brasil
Missão Ushuaia, Venezuela. 13/10/2015.