"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Sem provas, Maduro acusa oposição de ataque contra estação elétrica.

'Temos uma direita enfraquecida que não está fazendo campanha eleitoral, sua única campanha é a violência, o terrorismo', disse o presidente venezuelano em um discurso

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou na noite desta quarta-feira - sem apresentar nenhuma prova - que opositores de seu governo atacaram uma estação elétrica no Estado de Táchira como parte de um plano "terrorista" com fins eleitorais. "Eu alertei há uma semana, temos uma direita enfraquecida que não está fazendo campanha eleitoral, sua única campanha é a violência, o terrorismo, sua campanha é invisível, é causar prejuízo ao povo", disse Maduro em um pronunciamento por rádio e televisão após relatar o ataque.

O presidente disse que, na noite de ontem, a subestação elétrica de Vega de Aza, no município de Torbes, explodiu devido a um ataque executado por "elementos da direita", que ocasionaram a perda total dos equipamentos. Maduro sustenta a tese que o suposto ataque é parte de um plano de setores que se opõem a seu governo e que pretendem sabotar o serviço de eletricidade para que o povo "traia" a Revolução Bolivariana nas próximas eleições parlamentares.


O prejuízo, disse Maduro, ocasionou perda total e afetou 50% da energia fornecida ao estado de Táchira, causando um apagão em nove municípios. A recuperação e substituição completa dos transformadores levará dez dias, segundo o chefe de Estado venezuelano. O ministro de Energia, o general Luis Motta Domínguez, informou hoje que tudo indica que o ataque aconteceu na terça-feira às 20h43 locais (22h13 de Brasília) e foi produto de uma "sabotagem".

O ministro relatou que foram detidas duas pessoas que estão sendo submetidas a interrogatórios. Com isso, as autoridades esperam ter o responsável atrás das grades nas próximas 48 horas. O Ministério Público venezuelano designou um promotor para investigar a explosão "a fim de determinar se existem responsabilidades criminais derivadas deste fato", segundo um comunicado.

O governo venezuelano culpou em várias oportunidades a oposição do país por supostos atentados contra estações elétricas e petrolíferas, e iniciou investigações, mas sem que, até agora, fossem apresentados provas, resultados de investigações e responsáveis.

EFE
Missão Ushuaia, Venezuela. 08/10/2015.