"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

O êxodo de colombianos que abandonam a Venezuela com a vida nas costas


Desde o fechamento de postos de fronteira entre Colômbia e Venezuela na última sexta-feira, o rio Táchira transformou-se numa dura travessia entre os dois países.

Centenas de colombianos, muitos sem documentos, retornam ao seu país diante da ameaça de uma possível deportação por parte do governo venezuelano.

Eles carregam todos seus pertences nas costas.

Nesta quarta-feira, as chanceleres dos dois países se reuniram e prometeram um plano conjunto de segurança na fronteira, mas não chegaram a um acordo quanto à reabertura dos postos fronteiriços ou à contenção das deportações. Só disseram que os temas serão discutidos em novas reuniões nos próximos dias.

O fechamento da fronteira foi decidido por Caracas na semana passada, depois que três soldados venezuelanos foram feridos a tiros - e o presidente Nicolás Maduro responsabilizou pelo episódio paramilitares supostamente ligados ao ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.

Desde então, várias centenas de colombianos vivendo na Venezuela foram expulsos do país. Segundo Caracas, trata-se de uma ofensiva contra o contrabando e a atividade de quadrilhas na região. Algumas casas de colombianos foram pintadas com a letra "D", o que significa que elas deverão ser demolidas.

ONGs venezuelanas denunciaram que alguns dos deportados tiveram seus direitos humanos violados.

O contrabando de combustível e produtos básicos tornou a região de fronteira um foco constante de tensão social nos últimos anos. Muitos colombianos supostamente compram os produtos a preços altamente subsidiados na Venezuela para revendê-los na Colômbia.

Fonte: BBC Brasil.
Missão Ushuaia, Venezuela. 28/08/15