"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Comissão de Relações Exteriores do Senado ouvirá editor de jornal que considera Venezuela 'ditadura do século 21'

Editor do jornal venezuelano El Nacional, Miguel Henrique Otero

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza audiência pública na próxima quinta-feira (20) com a presença do editor do jornal venezuelano El Nacional, Miguel Henrique Otero. O jornalista tem denunciado a situação política da Venezuela, que acusa ser "uma ditadura do século 21". 

Acusados pela Justiça venezuelana de difamar o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, Otero e outros 21 diretores de jornais foram proibidos de deixar o país, depois de reproduzirem uma reportagem do diário espanhol ABC, que publicou denúncia de um ex-chefe de segurança de Cabello, acusando-o de lavagem de dinheiro e de comandar um cartel de drogas.


"Esta ditadura venezuelana deve temer 30 milhões de pequenos mouse"
Arte: Untal_Ro

Quando a decisão saiu, o proprietário do El Nacional estava nos Estados Unidos. Desde então, não retornou à Venezuela e deu início a uma campanha junto a ONGs, organismos internacionais e associações jornalísticas em outros países para denunciar excessos do regime do presidente Nicolás Maduro.

O requerimento para audiência pública foi apresentado pelo senador José Agripino Maia (DEM-RN). A discussão ocorrerá no Plenário 3 da Ala Alexandre Costa, às 9h. Antes do debate, haverá reunião deliberativa da comissão. 

Fontes: Agência Senado, Untal_Ro 
Missão Ushuaia, Venezuela. 15/08/15