"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Oposição lança primeira candidata transexual da história da Venezuela


Caracas (Venezuela), 8 ago (EFE),(Imagens: Jackdwin Sáez).- A advogada e ativista venezuelana Tamara Adrian se tornou a primeira transexual a se candidatar em eleições no país, ao ter seu nome na lista da opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), para o pleito legislativo de 6 de dezembro. "Minha candidatura abre as portas para aquilo que o governo e o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) tinham se negado a aceitar durante todo este tempo", disse a professora de direito, em entrevista coletiva realizada pela legenda.

Fonte: EFE
Missão Ushuaia, Venezuela. 9/8/2015

Entidade venezuelana abre processo contra "CNN" por notícias falsas


Caracas, 7 ago (EFE).- A Comissão Nacional de Telecomunicações da Venezuela (Conatel) informou nesta sexta-feira que iniciou um procedimento administrativo sancionatório contra a emissora americana "CNN" pela difusão de informações falsas de saques e violência na cidade de Maracay, capital do estado de Aragua.

Em seu site, a entidade assinalou que a decisão foi tomada com base em "instruções do Ministério para a Comunicação e Informação, dada a gravidade destes fatos, por seu grande impacto sobre a opinião pública".

A emissora americana de notícias emitiu ontem mesmo um comunicado no qual reconheceu seu erro sobre estas reportagens.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o governador do estado de Aragua, Tareck el Aissami, acusaram ontem a "CNN" de fazer uma "campanha terrorista" contra o país e asseguraram que estas informações falsas de saques tinham a intenção de "desestabilizar".

Não é a primeira vez que o governo venezuelano verte críticas contra a "CNN", já que no início de 2015 os jornalistas dessa emissora perderam as permissões para trabalhar no país.

Horas depois o governo as devolveu após pedir "equilíbrio" e "retificação" na cobertura dos protestos antigovernamentais da época.



Fontes: EFE, RT - Espanhol
Missão Ushuaia, Venezuela. 07/08/2015