"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Distúrbios em cidade da Venezuela terminam com saques e prefeitura incendiada

"Um país duas visões e a mesma triste realidade, 'Venezuela ferida' ".
Arte: @Untal_Ro

Caracas, 5 ago (EFE).- Pelo menos dois caminhões que transportavam comida na cidade de Sinamaica, no noroeste da Venezuela e próxima à fronteira com a Colômbia, foram saqueados por um grupo de pessoas que depois incendiou a sede da prefeitura, informou nesta quarta-feira a imprensa local. A informação sobre os distúrbios foi confirmada pelo secretário de governo regional do estado de Zulia, Billy Gasca, em sua conta no Twitter, onde afirmou que os "lamentáveis fatos" estão sendo avaliados pelas autoridades locais. 

Segundo o jornal "Panorama", com sede em Maracaibo (capital do Zulia), porta-vozes da prefeitura informaram que cinco escritórios foram danificados no incidente. Já o caraquenho "El Nacional" afirma que o saque aos dois caminhões de transporte de comida aconteceu como medida de protesto "contra a escassez e o racionamento de alimentos" que assola a cidade, que vive em "condições deploráveis, passando vários dias sem energia elétrica e sem conexão à internet". Por sua vez, o site do jornal "Últimas Notícias" publicou que porta-vozes da prefeitura, "que pediram anonimato por não estarem autorizados a falar, indicaram que o ataque começou na noite de terça-feira, quando os agressores entraram no prédio da prefeitura e, após roubar eletrodomésticos e computadores, atearam fogo às instalações". 

As autoridades oficiais não se pronunciaram sobre estes novos distúrbios que se seguem a outros que ocorreram em outras partes da Venezuela desde o início deste mês e que reavivaram as críticas pela situação de crise econômica e de insegurança do país. O governador do estado venezuelano de Bolívar, Francisco Rangel, confirmou no último dia 31 de julho que uma pessoa morreu durante o saqueamento de um armazém de alimentos na cidade de San Félix, em um incidente que terminou com pelo menos 60 detidos. 

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse no mesmo dia que a morte deste jovem foi um evento "planejado" executado pela "direita maltratada" que, segundo ele, recebe ordens dos Estados Unidos. As principais críticas do lado opositor partem da aliança partidária Mesa da Unidade Democrática, que convocou para 8 de agosto uma "jornada nacional de protesto contra a fome, o crime organizado e pela liberdade". Durante o último ano a Venezuela passou por frequentes ciclos de escassez e desabastecimento, o que provocou longas filas nas lojas, com as pessoas disputando principalmente produtos alimentícios e artigos de higiene pessoal.

Fontes: Agência EFE, @Untal_Ro
Missão Ushuaia, Venezuela. 06/08/15

Maduro define lista de candidatos a deputado, e põe a mulher como cabeça de lista


Cilia Flores e seu marido, Nicolás Maduro(EFE/VEJA)


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, escolheu sua esposa, a primeira-dama Cilia Flores, para liderar a lista de candidatos chavistas nas próximas eleições legislativas do país. Conhecida entre os venezuelanos como a "primeira combatente", Cilia já presidiu a Assembleia Nacional e foi procuradora-geral da Venezuela. Ela vai disputar as eleições para deputado por Cojedes, seu Estado natal, no dia 6 de dezembro.

"Ela pediu minha opinião e eu disse 'você é livre para ir à batalha, pois tem sua própria liderança, seu próprio espaço e não há machismo que vá te limitar'", disse Maduro durante um encontro com os candidatos governistas, entre eles ex-ministros, artistas e esportistas venezuelanos.

A advogada de 62 anos, que costuma acompanhar o marido em eventos públicos, acaba de ganhar de Maduro um programa de TV. 'Com Cilia em Família' estreou no dia 3 de maio na rede estatal Venezolana de Televisión (VTV). Cilia integrou o grupo de advogados que defendeu Hugo Chávez quando ele foi preso por liderar um golpe frustrado em 1992.

Primeira-dama da Venezuela ganha do 'maridão' um programa de TV

A primeira-dama da Venezuela, Cilia Flores, chamada carinhosamente de "primeira combatente" por seu marido Nicolás Maduro, apresentará um programa de televisão que se chamará 'Com Cilia em família'. O programa televisivo foi descrito como uma atração "familiar de variedades" vai ao ar na rede rede Venezolana de Televisión (VTV), estatal, claro. O próprio Maduro anunciou que a atração é um presente para sua mulher, que "contará as histórias de verdade da Venezuela".

O programa da primeira-dama será apenas mais um entre o amplo espaço de televisão e rádio que o governo bolivariano dispõe no país. Maduro possui programas para chamar de seus, assim como o presidente do parlamento, o governista Diosdado Cabello, todos transmitidos pela rede estatal VTV.


Veja o primeiro programa completo.


Maduro, fiel ao estilo do seu mentor Hugo Chávez, mantém os programas de rádio e televisão para informar sobre a "revolução bolivariana". Em seu caótico programa dominical 'Alô presidente', que não tinha horário para terminar e nem um roteiro defindo, Chávez permaneceu 1.656 horas no ar, o equivalente a 69 dias ininterruptos de transmissão.

O último 'Alô presidente' foi ao ar em 29 de janeiro de 2012, semanas antes que o presidente venezuelano se submetesse a uma intervenção cirúrgica para combater um câncer que finalmente acabou com sua vida em março de 2013.

Fontes: Veja, VTV
Missão Ushuaia, Venezuela. 05/08/15