"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Conselho Nacional Eleitoral venezuelano rejeita candidatura de María Corina Machado

Discurso de María Corina nas imediações do Conselho Nacional Eleitoral 
em Los Teques, Venezuela.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) negou nesta segunda-feira a candidatura da opositora María Corina Machado às eleições parlamentares que serão realizadas em dezembro, e em seu lugar foi inscrita uma aliada da ex-deputada que prometeu "não trai-la".

Caracas, 3 ago (EFE).- O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) negou nesta segunda-feira a candidatura da opositora María Corina Machado às eleições parlamentares que serão realizadas em dezembro, e em seu lugar foi inscrita uma aliada da ex-deputada que prometeu “não trai-la”.
“Hoje o regime dá mais um passo em sua arremetida contra mim. Não querem me permitir inscrever meu nome como (candidata a) deputada à Assembleia Nacional (AN, parlamento) e os vocês sabem muito bem quem pediu minha cabeça e por que, vocês sabem por que querem me calar”, disse María Corina a correligionários.

Ela também afirmou, em frente à sede da Junta Eleitoral regional, na cidade de Teques, que a impossibilidade do órgão de processar sua inscrição obedece a razões políticas.
“Não me perdoam porque na AN eu denunciei a presença de militares cubanos dentro das Forças Armadas, não me perdoam porque junto com trabalhadores e moradores da cidade de Amuay mostramos a tragédia e a corrupção deste evento que tem como responsáveis diretos (o presidente, Nicolás) Maduro e seu regime”, disse.

María Corina, da mesma forma que outros opositores, foi notificada nos últimas dias de sua proibição de exercer cargos públicos durante um ano pela Controladoria Geral por “omitir alguns ativos” em sua declaração jurada de patrimônio. Esta decisão a impedia de efetivar sua inscrição no processo que foi iniciado hoje.

"Onde assino livremente?" Atre: @Untal_RO

A política opositora afirmou que sua inabilitação e a impossibilidade de inscrever seu nome “mostram que (no governo) estão dispostos a tudo” e que “avança a fraude mais monumental da história”.
“É hora de agir (…), pedi a meus concidadãos, a todos os cidadãos desta terra, que nos nos rebelemos contra a opressão, é a hora da rebeldia cívica”, declarou a opositora.

Em seu lugar, o dirigente apoiou a candidatura de sua aliada, a socióloga Isabel Pereira, ativista opositora e membro da direção do Centro de Divulgação do Conhecimento Econômico para a Liberdade (Cedice).
“Esta é a mulher na qual eu confio e à qual eu lhes peço que demonstrem o apoio, o carinho e a confiança que me deram nos eventos mais difíceis”, ressaltou María Corina, ao lado de Isabel. 

Fontes: Agência EFE, María Corina, @Untal_RO
Missão Ushuaia, Venezuela. 04/08/2015

Missão Ushuaia, Venezuela na Coluna Esplanada.

O cineasta baiano ganhou vitrine nas redes sociais com documentário sobre fuga do senador boliviano de La Paz. Foto: site pessoal

O cineasta baiano Dado Galvão e o fotógrafo paraibano Arlen Cezar preparam uma excursão à Venezuela, onde o governo de Nicolás Maduro prende jornalistas e arrebenta opositores, com o apoio de uma milícia armada popular sem qualquer preparo para lidar com conflitos, e onde já é proibido se manifestar nas ruas, com risco de morte ou detenção.

É justamente este cenário que os brasileiros pretendem mostrar num documentário que preparam por conta própria: uma Venezuela desnudada, na voz de seus próprios cidadãos, que serão entrevistados pela dupla.

Dado fez um documentário que caiu nas redes sociais e lhe deu vitrine nacional, sobre a espetacular fuga do então senador boliviano Roger Molina da Embaixada do Brasil em La Paz. O brasileiro pretende desembarcar em novembro em Caracas, e diz que pretende mostrar uma Venezuela pré e pós eleição legislativa de 6 de dezembro.

“Iniciamos mais uma jornada de trabalho cidadão e humanitário, Missão Ushuaia, Venezuela'', informa o cineasta. “Pretendemos dialogar com venezuelanos (as), como cidadãos e cidadãs integrantes do MERCOSUL, especialmente os jovens, observar, colaborar e documentar através das linguagens audiovisual (documentário), fotografar, o cotidiano pré e pós-eleições, anunciadas pelas autoridades da Venezuela para o dia 06 de dezembro de 2015″.

O embrião do trabalho pode ser encontrado no www.MissaoUshuaia.org ou na página homônima no Facebook.

Fonte: UOL - Notícias, Coluna Esplanada
Missão Ushuaia, Venezuela. 04/08/2015.