"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Missão Ushuaia: cineasta brasileiro vai a Venezuela tentar mostrar realidade no país


O cineasta baiano Dado Galvão, que fez um excelente trabalho sobre o caso do senador Molina, trazido ao Brasil em operação isolada do diplomata Eduardo Saboya após ficar mais de um ano confinado na embaixada brasileira de seu país, volta à tona com um projeto humanitário, desta vez na Venezuela. Trata-se da Missão Ushuaia. Em mensagem que recebi com o pedido de ajuda na divulgação desse importante projeto, ele explicou melhor o objetivo:

Pretendemos dialogar com venezuelanos (as), como cidadãos e cidadãs integrantes do MERCOSUL, especialmente os jovens, observar, colaborar e documentar através das linguagens audiovisual (documentário), fotografar, o cotidiano pré e pós-eleições, anunciadas pelas autoridades da Venezuela para o dia 06 de dezembro de 2015.

Eu (Dado Galvão, documentarista) e o fotógrafo paraibano (Arlen Cezar), como cidadãos brasileiros no exercício da cidadania do MERCOSUL, pretendemos viajar para a Venezuela em novembro. Iniciamos nossas atividades de divulgação nas redes sociais e estamos pedindo ajuda para que seja possível viajar com tranquilidade financeira. Eis o vídeo promocional > aqui.

Está feita a divulgação, e espero que o documentarista consiga apoio para esse projeto, e também que dê tudo certo por lá, pois sabemos como os chavistas são brutamontes, ogros, bandidos dispostos a “fazer o diabo” para permanecer no poder e não largar o osso. Esse é um projeto importante para mostrar a realidade venezuelana, país cada vez mais próximo de uma guerra civil, um estado totalmente falido graças ao bolivarianismo, ao socialismo do século XXI, aquele extremamente parecido com o do século anterior em seus resultados.

O governo brasileiro do PT, nem é preciso lembrar, age como cúmplice do regime tirano de Maduro. E sim, quem votou no PT também é indiretamente cúmplice. Se está arrependido, então é hora de ajudar a mostrar a verdadeira face dessa esquerda latino-americana corrupta, autoritária e totalitária.

Fonte: Veja - Rodrigo Constantino
Missão Ushuaia, Venezuela 16/07/2015

Mercosul destaca importância da sociedade civil na construção da cidadania


Uma nova Declaração Sócio-Laboral do Mercosul será assinada pelos presidentes dos países do bloco (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela), durante a 48ª Cúpula do Mercosul, na sexta-feira (17), em Brasília. O documento está sendo finalizado pelos participantes da 18ª Cúpula Social do bloco, que ocorre até amanhã (16), na capital federal.

Segundo o alto representante-geral do Mercosul, Doutor Rosinha, o documento reconhece a sociedade civil como protagonista na construção de direitos e de cidadania no Mercosul, além de definir princípios e diretrizes que permitem aos trabalhadores cobrar seu cumprimento.

A primeira declaração de 1998 passou por revisão de uma comissão tripartite formada por representantes dos governos, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores. “Essa nova declaração dá condição aos Estados-partes se pautarem internamente na questão do direito ao trabalho decente e de combate ao trabalho infantil”, disse Doutor Rosinha.

A Cúpula Social ocorre desde 2006 como um espaço de diálogo para ampliar e fortalecer a participação da sociedade no processo de integração regional. A proposta é discutir com integrantes do governo, do legislativo e da sociedade civil a economia solidária, os direitos humanos, as questões de gênero, o desenvolvimento sustentável e social relativos ao bloco sul-americano. A edição deste ano tem como tema “Avançar no Mercosul com mais Integração, mais Direitos e mais Participação”.


Fontes: EBC, R7
Missão Ushuaia, Venezuela 19/07/2015

Maria Corina Machado é impedida de disputar legislativas na Venezuela


Em 2014, Maria Corina Machado, (foto) participou de audiência na 
Comissão de Relações Exteriores do Senado, então presidida 
pelo senador Ricardo Ferraço

A deputada destituída María Corina Machado - um dos expoentes da oposição venezuelana - teve sua candidatura às próximas eleições parlamentares impugnada pela Controladoria Geral da República. 

Machado informou nesta terça-feira que a Controladoria enviou a seu advogado, no dia 13 de julho, uma notificação revelando seu impedimento em relação às eleições previstas para o próximo dia 6 de dezembro, mas sem explicar os motivos. 

"Recebi a notificação da Controladoria. Pretendem impugnar minha candidatura a qualquer cargo público por 12 meses", denunciou a ex-deputada no Twitter. 

Corina Machado obteve uma das maiores votações das legislativas de 2010. 

"Agem como ditadores que são; que se preparem, nós vamos atuar como a maioria que somos". 

A carta da Controladoria indica que Machado poderá apelar da decisão junto ao organismo nos próximos 15 dias e, posteriormente, ao Supremo Tribunal de Justiça, no prazo de seis meses. 

Agressão física no parlamento 

Em 2013, ainda exercendo o cardo de deputada Maria Corina, foi agredida no plenário da Assembleia Nacional da Venezuela




Machado foi destituída por decisão da maioria chavista na Assembleia em 1º de abril de 2014, por ter assistido, dias antes, uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Panamá como "representante alternativa" da Venezuela. 

A deputada foi convidada pelo Panamá - país que rompeu relações com Caracas em março de 2014 - para falar na sessão da OEA sobre os protestos que deixaram 43 mortos entre fevereiro e maio do ano passado na Venezuela.      

Em 2014, Maria Corina esteve no programa Roda Viva da TV Cultura. 



Machado, uma engenheira de 47 anos, e o líder opositor Leopoldo López promoveram a chamada "La Salida", estratégia para forçar a renúncia de Maduro por meio de protestos de rua, que degeneraram em atos de violência.



Fontes: O Estado de Minas, NTN24, TV Cultura
Missão Ushuaia, Venezuela. 15/07/2015.