"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Brasileiros presos na Venezuela por compra ilegal de gasolina são soltos.


Os três jovens presos na Venezuela há mais de 40 dias foram liberados pela Justiça na tarde destasegunda (26) (Foto: Marinês Luciana/Arquivo pessoal)

Os três jovens brasileiros presos na Venezuela no dia 8 de setembro por compra de gasolina em local não autorizado foram soltos pela Justiça do país vizinho nesta segunda-feira (26), segundo informações de familiares e do Governo de Roraima.

O casal Cássio Gleisson da Silva Almeida, de 24 anos, e Ana Cássia da Silva Oliveira, de 18, além do amigo deles Taysson da Silva Correia, de 22 anos, passaram 48 dias detidos na Venezuela após comprar combustível em uma residência na cidade de Santa Elena de Uairén. Esse tipo de compra é considerado crime ambiental.

Por telefone, a mãe de Ana Cássia, Marinês Luciana, disse à reportagem do G1 na noite desta segunda-feira que deve se encontrar com os jovens até as 22h (horário local). "Estou muito nervosa. Vamos recebê-los na porta da 'cadeia'. Fomos informados agora há pouco que eles foram liberados", informou.

Além de Marinês, viajaram para Venezuela a avó materna de Ana Cássia, a mãe e o pai de Cássio, além do irmão de Taysson. "A previsão é que a gente saia daqui na madrugada, de carro, e provavelmente chegue a Roraima na noite desta terça-feira [27]. Foi muito difícil, mas graças a Deus conseguimos", desabafa, acrescentando que eles estão bem de saúde, embora estejam 'muito magros'.

Governo do Estado diz ter dado apoio a brasileiros
O trio estava em um presídio de Ciudad Bolívar, na Venezuela, e foi liberado no fim da tarde desta segunda-feira. O caso foi acompanhado pela Secretaria Extraordinária de Assuntos Internacionais (Seai) e pelo Itamaraty.

Segundo a secretária de Assuntos Internacionais, Verônica Caro, o governo do estado deu todo o apoio possível aos brasileiros durante o período em que estiveram presos na Venezuela.

“Nós colocamos à disposição um advogado para cuidar do processo e tentar o mais breve possível conseguir a liberação dos brasileiros”, comentou a secretária, explicando que pelas leis venezuelanas, qualquer pessoa presa no país tem que cumprir o prazo mínimo de 45 dias detida e, somente após esse prazo, é possível a realização da primeira audiência.

Mesmo com a liberação dos três jovens, a secretária faz um alerta aos brasileiros que visitam a Venezuela. “Os turistas devem abastecer somente nos postos de combustíveis internacionais autorizados. Além disso, devem ficar sempre atentos sobre os produtos permitidos para compra, buscando evitar qualquer problema com as autoridades venezuelanas, que têm leis diferenciadas das do Brasil”, destaca.

Itamaraty
A reportagem do G1 entrou em contato com o Itamaraty para saber se o órgão já tem informação oficial sobre a liberação dos brasileiros e se teria oferecido auxílio para que os jovens voltem para Roraima, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Entenda o caso
Ana Cássia, Taysson e Cássio foram detidos no dia 8 de setembro em Santa Elena de Uairén, cidade venezuelana que faz fronteira com o Brasil. No momento da prisão, Ana e Cássio estavam com a filha, uma bebê de quatro meses. A neném foi entregue aos familiares em Roraima.

No momento da prisão, os jovens abasteciam o carro deles em uma casa não autorizada a vender combustível, o que é considerado crime ambiental no país. Por causa disso, eles foram detidos e levados a presídios em Ciudad Bolívar, na Venezuela. Por um perídio, eles mantiveram contato com os familiares por meio de telefones de outros detentos.

Fonte: G1
Missão Ushuaia, Venezuela. 27/10/2015.