"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Jovem opositora venezuelana teme retaliações e dificuldades para vir ao Brasil


CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou no dia 20 de agosto, requerimento do senador José Agripino (DEM/RN), para realização de audiência pública na CRE, com os jovens venezuelanos Carlos Javier Arencibia (escritor, jornalista) e Sairam Rivas (estudante de serviço social e candidata independente ao parlamento da Venezuela).

Os jovens venezuelanos escreveram cartas e enviou vídeo ao senador Aloysio Nunes (presidente da CRE), pedindo para falar na Comissão, cartas e vídeos foram encaminhados ao senador pelo cineasta baiano Dado Galvão. 

Carlos Javier é autor do livro “Testemunhos da Repressão” que reúne depoimentos de 16 jovens que foram presos e torturados durante os protestos de rua que ocorreram em 2014 na Venezuela, quando o governo de Maduro prendeu 3.765 pessoas, de acordo com dados da ONG Foro Penal.

Sairam Rivas é uma das protagonistas do livro, ficou 132 dias encarcerada, 55 dias sem ver a luz do sol, foi condenada porque participou de manifestações e concedeu entrevistas criticando o governo.

A estudante é monitorada pelo governo venezuelano, seus passos (ir e vir) limitados em território venezuelano, para viajar ao Brasil para participar da audiência na CRE, com data a ser definida, irá depender da autorização de um tribunal venezuelano, Sairam, acredita que sofrerá retaliações e terá dificuldades para viajar.

Carlos e Sairam serão protagonistas do documentário Missão Ushuaia, Venezuela de Dado Galvão e Arlen Cezar que pretende mostrar o cotidiano pré e pós-eleições parlamentares venezuelanas anunciadas para o dia 6 de dezembro, mais informações em: www.MissaoUshuaia.org


Missão Ushuaia Venezuela. 01/09/15