"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Presidente da Venezuela diz ver 'ameaça de golpe' no Brasil


Assista ao programa "Contato com Maduro", obrigatoriamente 
transmitido pela TV, com quase quatro horas de duração.

SAMY ADGHIRNI CARACAS, VENEZUELA (FOLHAPRESS) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na noite desta terça-feira (11) que a colega brasileira, Dilma Rousseff, é alvo de um mesmo suposto ataque golpista que busca derrubar vários governos de esquerda na América Latina. 

"Existem ameaças de golpe de Estado no Brasil nos próximos meses", disse o presidente em seu programa semanal de rádio e TV, "Contato com Maduro". "

Se se atrevem a se meter com o Brasil, o que será do resto?", questionou Maduro. Ele citou também "tentativas de desestabilização" contra os governos da Bolívia, do Equador e da própria Venezuela. Não estava claro a quem Maduro se referia, mas a menção à situação sul-americana surgiu logo após críticas aos EUA, às "oligarquias" e à "ultradireita" que, segundo ele, são inimigas "dos povos".

"Não poderão contra os movimentos revolucionários e progressistas da América Latina", afirmou. O Brasil foi o caso mais citado no programa. Maduro disse que Dilma foi eleita com uma "quantidade impressionante de votos" no ano passado e a chamou de "grande presidente." 

"Tentaram de tudo para sabotar a Copa do Mundo no Brasil. Disseram que não ia acontecer, que o [governo brasileiro] não dava conta de terminar as obras. Insultaram a presidente Dilma. Mas acabou sendo o melhor mundial da história", disse Maduro, que prometeu "acompanhar sempre o povo brasileiro."

"Quando o palhaço quer fazer magia, a primeira ação que faz é distrair"
Arte: Untal_ro 

Maduro se referiu ainda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo ele, "levou o Brasil ao melhor nível de desenvolvimento de sua história." 

As declarações do presidente indicam preocupação de Caracas com a possibilidade de impeachment contra Dilma. 

Além dos laços econômicos estreitos, que permitem à Venezuela manter investimentos e importações de alimentos do Brasil apesar das dificuldades de pagamento, o governo brasileiro é visto por Caracas como um aliado político imprescindível. 

Setores da oposição venezuelana torcem silenciosamente por uma mudança de governo no Brasil para isolar e enfraquecer ainda mais a presidência de Maduro, já assolada pela crise econômica e pela degringolada do preço do petróleo, principal fonte de renda da Venezuela.

Fonte: Folha de São Paulo, Untal_Ro
Missão Ushuaia, Venezuela. 12/08/15