"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

OEA diz fazer insistência ‘enorme’ para observar eleições venezuelanas.

O secretário-geral da OEA, o uruguaio Luis Almagro - ERIKA SANTELICES / AFP

BOGOTÁ - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o uruguaio Luis Almagro, disse estar insistindo enormemente ante o governo venezuelano para que permita uma missão de observação das eleições legislativas do próximo dia 6 de dezembro.

Recentemente, em visita à ONU, o presidente Nicolás Maduro disse que a Venezuela não será observada por “ninguém”. Antes da declaração, a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) havia sido convidada para monitorar a votação, mas não está claro se isso acontecerá. O Centro Carter, única organização independente que observava eleições na Venezuela, acaba ade deixar o país.

— O nível de desconfiança entre o governo e a oposição tornam necessário que haja um intermediário reconhecido para validar o processo eleitoral. O nível de insistência da OEA é enorme, descomunal, para que o governo autorize a observação, o que pode garantir de maneira fidedigna o resultado e evitar qualquer conflito posterior — disse Almagro em entrevista à revista “Semana”, da Colômbia.

O secretário-geral disse que o objetivo da OEA é evitar que a próxima eleição “tenha as características pós-eleitorais que tiveram as duas últimas, nas quais muito venezuelanos de ambas as partes morreram”.

A oposição vem insistindo que Maduro aceite a observação da OEA e diz temer que as eleições de dezembro sejam as “mais fraudulentas” da História da Venezuela.

Fonte: O Globo
Missão Ushuaia, Venezuela. 24/08/15