"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Governo da Venezuela usa justiça contra opositores, diz HRW

"Todo crime tem uma origem. *CNE Conselho Nacional Eleitoral"
Arte: Untal_Ro

O governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, usa o sistema judicial como uma punição política, com demandas penais contra dezenas de opositores que criticaram suas políticas nos meios de comunicação, denunciou nesta quinta-feira a organização Human Rights Watch.

Segundo a HRW, além dos processos mais notórios contra dirigentes políticos como Leopoldo López, dezenas de críticos menos conhecidos enfrentam ou foram ameaçados de ações penais por autoridades venezuelanas.

Mas o mais grave é a "ausência de um poder judicial independente" que possa frear as ações do poder Executivo, advertiu a organização americana.

"O governo da Venezuela utiliza o sistema de justiça como uma fachada, mas a realidade é que os juízes e procuradores venezuelanos se converteram em soldados obedientes", disse José Miguel Vivanco, diretor-executivo para as Américas da HRW, em um comunicado.

Para Vivanco, "as autoridades venezuelanas abusaram, de forma recorrente, de suas faculdades para limitar a livre expressão, e isso impede um debate aberto e democrático, o que é especialmente importante diante das eleições legislativas que serão realizadas em dezembro", disse Vivanco.

Fonte: AFP, Untal_Ro
Missão Ushuaia, Venezuela 07/08/15