"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Jovens Venezuelanos: Senado vai ouvir estudante e escritor que denunciam repressão de Maduro

Na reunião desta quinta-feira (20/08), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou requerimento de convite ao jornalista Carlos Javier Arencibia e à estudante Sairam Rivas para participarem de audiência pública sobre violência na Venezuela.

Os dois convidados enviaram cartas e vídeo ao senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presidente da CRE. O requerimento é do senador José Agripino Maia (DEM-RN).

Rivas passou 132 dias presa, sendo 55 sem ver a luz do sol, e é candidata independente ao parlamento venezuelano. Javier é jornalista e revelou no livro “Testemunhos da Repressão” atos violentos praticados por policiais e militares do governo Nicolás Maduro nos primeiros seis meses de 2014.

Javie e Rivas participarão entre novembro e dezembro das gravações do documentário Missão Ushuaia Venezuela, que será produzido pelo documentarista baiano, Dado Galvão e o fotografo paraibano Arlen Cezar,  que pretendem acompanhar momentos pré e pós-eleições legislativas na Venezuela, anunciadas para 6 de dezembro.

A data da audiência ainda será definida pela comissão


Fontes: Senado Federal, CRE, Comunicação senador Aloysio Nunes
Missão Ushuaia, Venezuela. 21/08/2015.