"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

ONU: Comissão Interamericana de Direitos Humanos denuncia que TV estatal persegue ativistas de Direitos Humanos na Venezuela.

"Passo a passo acabando com toda esta censura completamente. 
E continue repetindo: Não vale não creio". Arte:@Untal_Ro 

Especialistas das Nações Unidas e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) denunciaram nesta quarta-feira a perseguição da televisão estatal venezuelana aos defensores dos direitos humanos no país. 

"Condenamos o que se converteu num claro padrão para intimidar e difamar os defensores dos direitos humanos apenas por promover os direitos humanos em seu país e participar com organismos internacionais e reginais de direitos humanos", indica o texto, enviado pelo Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas. 

Os denunciantes citam diretamente o programa semanal "Con el Mazo Dando", emitido pelo canal estatal Venezolana de Televisión e apresentado por Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e número dois do chavismo. 

Segundo os especialistas, entre os quais se encontram Michel Forst, Relator Especial sobre a Situação dos Defensores dos Direitos Humanos da ONU, e José de Jesús Orozco, relator sobre Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos da CIDH, o objetivo da televisão venezuelana é difamar as ações dos ativistas. 

As organizações recordaram a obrigação da Venezuela de "respeitar e defender a participação dos defensores de direitos fundamentais nas organizações internacionais e regionais consagradas a esta questão".


"Declaração sobre direitos Humanos dos Presidentes do MERCOSUL e Estados associados. Montevidéu, 9 de dezembro de 2005. Em vésperas do 57º aniversário da declaração Universal dos direitos Humanos,os Presidentes do MErCoSUl e os Estados associados declararam a plena vigência dos princípios e valores que sustentam a declaração,e a necessidade de velar pelo respeito dos direitos e as liberdades fundamentais de todos sem discriminação por motivo de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra índole. igualmente, reafirmaram o compromisso com o respeito, proteção e promoção dos direitos Humanos, com base nos princípios de universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, comprometendo-se a aplicar as políticas públicas tendentes a assegurar seu efetivo exercício, e destacaram a importância de desenvolver novos enfoques sobre os direitos humanos, como o direito à verdade promovendo a luta contra a impunidade em todas suas expressões. Neste sentido, os Presidentes do MERCOSUL e Estados associados sublinharam a importância das jornadas "mercosulinas" “Memória, Verdade e Justiça” celebradas em Montevidéu, no dia 16 de novembro de 2005, sobre as graves, maciças e sistemáticas violações de direitos Humanos ocorridas em muitos dos países da região nas décadas precedentes".

Fonte: AFP /Agence France-Presse, MERCOSUL 
Missão Ushuaia, Venezuela. 22/07/2015