"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Maria Corina Machado é impedida de disputar legislativas na Venezuela


Em 2014, Maria Corina Machado, (foto) participou de audiência na 
Comissão de Relações Exteriores do Senado, então presidida 
pelo senador Ricardo Ferraço

A deputada destituída María Corina Machado - um dos expoentes da oposição venezuelana - teve sua candidatura às próximas eleições parlamentares impugnada pela Controladoria Geral da República. 

Machado informou nesta terça-feira que a Controladoria enviou a seu advogado, no dia 13 de julho, uma notificação revelando seu impedimento em relação às eleições previstas para o próximo dia 6 de dezembro, mas sem explicar os motivos. 

"Recebi a notificação da Controladoria. Pretendem impugnar minha candidatura a qualquer cargo público por 12 meses", denunciou a ex-deputada no Twitter. 

Corina Machado obteve uma das maiores votações das legislativas de 2010. 

"Agem como ditadores que são; que se preparem, nós vamos atuar como a maioria que somos". 

A carta da Controladoria indica que Machado poderá apelar da decisão junto ao organismo nos próximos 15 dias e, posteriormente, ao Supremo Tribunal de Justiça, no prazo de seis meses. 

Agressão física no parlamento 

Em 2013, ainda exercendo o cardo de deputada Maria Corina, foi agredida no plenário da Assembleia Nacional da Venezuela




Machado foi destituída por decisão da maioria chavista na Assembleia em 1º de abril de 2014, por ter assistido, dias antes, uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Panamá como "representante alternativa" da Venezuela. 

A deputada foi convidada pelo Panamá - país que rompeu relações com Caracas em março de 2014 - para falar na sessão da OEA sobre os protestos que deixaram 43 mortos entre fevereiro e maio do ano passado na Venezuela.      

Em 2014, Maria Corina esteve no programa Roda Viva da TV Cultura. 



Machado, uma engenheira de 47 anos, e o líder opositor Leopoldo López promoveram a chamada "La Salida", estratégia para forçar a renúncia de Maduro por meio de protestos de rua, que degeneraram em atos de violência.



Fontes: O Estado de Minas, NTN24, TV Cultura
Missão Ushuaia, Venezuela. 15/07/2015.