"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Henrique Capriles, vai ao Senado brasileiro falar sobre a crise na Venezuela.


Brasília – A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira (16) o requerimento que convida um dos principais líderes de oposição da Venezuela, Henrique Capriles, para participar de audiência no colegiado. A data da participação do governador do Estado de Miranda ainda será definida pela comissão.

De autoria do presidente da comissão, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), a reunião com o político venezuelano será para discutir a situação do país em meio às proximidades das eleições legislativas – agendadas para dezembro deste ano. No requerimento, o tucano destacou que há dúvidas se o pleito “ocorrerá em um ambiente de respeito ao pluralismo e às regras democráticas”.

No último mês de maio, o colegiado já havia recebido em audiência pública a ativista Lilian Tintori, casada com Leopóldo López – líder do partido Vontade Popular – e Mitzy Capriles, esposa do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma. Os dois políticos se encontram presos pela sua posição contra o governo de Nicolás Maduro.

“A audiência pública permitiria aprofundar o diálogo com uma importante força política da Venezuela”, destacou Aloysio Nunes. “As duas missões parlamentares de senadores a Caracas, realizadas em junho, reforçaram a preocupação com a estabilidade democrática”.

Fonte: senador Aloysio Nunes
Missão Ushuaia, Venezuela. 16/07/2015.