"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Cinema Documentário & Cartas: ferramentas de ação cultural e humanitária.

Varal com cartas no marco da fronteira Brasil-Venezuela, Pacaraima/Roraima. 
Foto: Arlen Cezar/Missão Ushuaia 

O documentarista baiano Dado Galvão e o fotógrafo paraibano Arlen Cezar iniciaram em Roraima de (21 a 28 de maio), ações de campo da Missão Ushuaia Venezuela. 

Um dos objetivos da missão independente é promover ações de cunho cultural e humanitário através do cinema documentário de apoio aos venezuelanos que estão nos abrigos e nas ruas de Boa Vista e de Pacaraima, municípios de Roraima com maior concentração de imigrantes e refugiados que fogem da crise econômica e política na Venezuela. 

Os membros da missão estiveram na Casa Brasil-Venezuela que tem o apoio da igreja Batista de Roraima. Foram entregues cartas escritas por estudantes do Colégio Público Modelo Estadual Luís Eduardo Magalhães do município de Jequié, no sudoeste do estado da Bahia. A venezuelana Carolina Arenas está há cinco meses em Boa Vista e disse que ao ler a carta com mensagens de amor e coragem, o dia ficou melhor. 

“Me senti mais forte diante do que estamos passando , longe de nossas famílias que estão na Venezuela há uma vazio em nós, se não fosse o governo Maduro, estaríamos em nosso país e em paz”, contou Carolina. 

Atividades da missão aconteceram também no abrigo da Fraternidade sem Fronteiras com apoio da Missão Acolhida do Exército do Brasil em Roraima. 

Venezuelanos receberam cartas escritas por estudantes baianos no abrigo da Fraternidade Sem Fronteiras em Boa Vista. Foto: Arlen Cezar/Missão Ushuaia. 

Na Praça do Garimpeiro foi exposto um varal contendo cartas para os venezuelanos, que ao receber uma carta eram incentivados a escrever outra carta para os parlamentares do PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL), mais de trezentas cartas foram escritas pelos venezuelanos que estão em Roraima, e serão entregues pela missão aos parlamentares em data a ser definida. 

“Os venezuelanos pegam as cartas e após leitura, pedimos que escrevam o que eles tem enfrentado devido a crise migratória, pois queremos entregar todo esse material colhido para os parlamentares do PARLASUL, nós acreditamos que assim poderemos buscar mais alternativas para resolver essa grave crise do país vizinho”, ressaltou Dado Galvão. 

Cartas foram entregues e recolhidas também na ocupação venezuelana Abrigo Criança Feliz, prédio abandonado pelo Governo Estadual há quinze anos, onde hoje residem cento e oitenta refugiados. O nome dado ao espaço é devido ao grande número de crianças no local, são mais de cinquenta meninos e meninas. 

Na fronteira Brasil-Venezuela, entre os mastros das bandeiras que delimitam os territórios brasileiro e venezuelano, foi colocado um varal de cartas, onde foi realizada a primeira atividade e entrega de carta na cidade de Pacaraima, porta de entrada no Brasil da maioria dos venezuelanos em situações de migração e refugio. 

O próximo passo da missão será levantar recursos para levar as cartas escritas pelos venezuelanos ao PARLASUL, com sede no Uruguai, onde tramita um projeto de autoria do parlamentar argentino Humberto Benedetto, que reconhece Missão Ushuaia de interesse cultural e humanitário. 

Tudo está sendo documentado em audiovisual e fotografia para construção de um documentário. 

>>>>>>> VEJA FOTOS <<<<<<< 









www.MissaoUshuaia.org   junho/2018.