"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

MERCOSUL GO: "uma ideia saudável que mexe com o Mercosul e com o Pokémon Go. Cineasta brasileiro Dado Galvão concorre a prêmio com imagem em Jequié (Bahia)"

Foto: MERCOSUL GO, DADO GALVÃO


Vejam só que sacada bacana do cineasta brasileiro Dado Galvão.


A imagem é do que ele define como "Mercosul Go" - e é uma bela ideia.

A foto faz alusão ao jogo eletrônico Pokémon Go, popular globalmente. Na perspectiva de uma câmera de Smartphone utilizando a tecnologia (Realidade Aumentada/Augmented Reality), aparecem bandeiras dos países membros e associados do Mercosul, bandeira do bloco, em uma banca de verduras/frutas, na Feira Livre da cidade de Jequié, Bahia, nordeste do Brasil. Smartphone é símbolo popular do acesso à tecnologia, muito acessível.

Quando conectado à internet é possível compartilhar conteúdos científicos, tecnológicos, cambiar experiências que podem causar inovações em defesa de uma alimentação saudável, segura e sustentável para os cidadãos do Mercosul.

Veja neste vídeo a explicação de Dado Galvão para a imagem, com a qual ele concorre no 1° Prêmio de Jornalismo Cientifico do Mercosul



Fonte: Léo Gerchmann, Zero Hora 


FOTO DE ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FOTOGRAFIA 
DA UNIARA CONCORRE A PRÊMIO INTERNACIONAL.

O aluno do curso de pós-graduação a distância em Fotografia da Universidade de Araraquara - Uniara, Claudio Galvão da Silva, conhecido como Dado Galvão, está concorrendo com a foto “Mercosul Go” ao “I Premio de Periodismo Científico del MERCOSUR”, que tem como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para Alimentação”. A premiação será realizada em novembro, na sede do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología - CONACYT, em Assunção, no Paraguai.

Dado conta que seu registro faz alusão ao jogo eletrônico “Pokémon Go”, que se tornou popular mundialmente. “Na foto, vista sob a perspectiva de uma câmera de smartphone e utilizando a tecnologia ‘Realidade Aumentada’, aparecem bandeiras dos países membros e associados do Mercosul, e a bandeira do bloco, em uma banca de verduras/frutas, na Feira Livre da cidade de Jequié, na Bahia.

O smartphone é símbolo popular do acesso à tecnologia. Quando conectado à internet, é possível receber/compartilhar conteúdos científicos, tecnológicos, e cambiar experiências que podem causar inovações em defesa de uma alimentação saudável, segura e sustentável para os cidadãos do Mercosul”, explica.

“Mercosul Go” vai além de uma banca de feira, de acordo com o autor da fotografia. “Não são só detalhes de alimentação, comunicação, tecnologia e possibilidades, mas também diversidade, povos, cores e ideias integradas em um espaço comum”, ressalta.

Um vídeo com explicações mais detalhadas de sua obra está disponível para visualização no link https://goo.gl/BtGGy0.

Em sua visão, o Mercosul está muito presente na vida dos brasileiros, “de forma burocrática, com seu nome no novo passaporte, a presença da bandeira em órgãos federais, ações comerciais e alfandegárias, trânsito de pessoas etc”. “Mas é preciso que seus ideais de espaço comum, integração e cidadania estejam mais presentes na imprensa nacional, nas escolas e universidades, na cultura, no debate político e na inclusão social. Conhecemos e dialogamos muito pouco sobre os países que compõem o Mercosul, apesar dos seus 25 anos de existência”, avalia.

Ações como a criação do “I Premio de Periodismo Científico del MERCOSUR” são importantes no campo científico e tecnológico, na opinião de Dado, “e mais ainda, quando se fala do exercício do espaço comum e da cidadania Mercosul”.

O evento é uma realização da Reunión Especializada de Ciencia y Tecnologia del Mercosur - RECyT, organizado pelo CONACYT, com apoio da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO. Os três primeiros colocados de cada categoria e modalidade receberão uma placa e reconhecimento da RECyT. Outras informações sobre o Prêmio podem ser obtidas no link www.conacyt.gov.py/premio-de-periodismo-cientifico.

Em junho, Dado teve seu vídeo “Ninguém Fica de Fora” (https://goo.gl/a3pfU0) premiado no “Festival do Minuto – Refugiados”, pela Agência da Organização das Nações Unidas - ONU para Refugiados – ACNUR.

Para conhecer mais sobre o curso de pós-graduação a distância em Fotografia da Uniara, acesse o endereço www.uniara.com.br ou ligue para o 0800 55 65 88.