"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

COMUNICADO




Jequié, Bahia, Brasil, 27/11/2015.

Lamento comunicar o cancelamento do projeto "Missão Ushuaia" no formato como havia sido originalmente concebido. O apoio financeiro não foi suficiente para cobrir as mínimas de meu deslocamento para Caracas e não há tempo hábil para reverter essa situação antes das eleições legislativas na Venezuela.

Agradeço o apoio financeiro e a ajuda na divulgação do projeto. Providenciarei a restituição integral dos valores recebidos, para o que solicito a cada um entrar em contato comigo por e-mail. 

Vários amigos encorajaram-me a perseverar no projeto de documentar a triste degradação política num país que já foi uma democracia importante na América do Sul e que abrigou inclusive brasileiros perseguidos pelo regime militar no Brasil. A democracia constitui um dos pilares do MERCOSUL e o Brasil tem a responsabilidade de fazer valer as cláusulas do Protocolo de Ushuaia sobre compromisso democrático. O projeto tinha um sentido também pedagógico de provocar uma reflexão sobre o que está hoje em jogo não apenas na Venezuela, mas também no Brasil e demais sócios do MERCOSUL, para convencer os governos de nossos países a não permanecerem passivos diante da escalada de repressão política e desrespeito aos direitos humanos no país vizinho.

É fruto da provocação da nossa missão a aprovação do requerimento (N° 67 de 20 de agosto de 2015) de autoria do senador José Agripino, convidando os jovens venezuelanos Carlos Javier Arencibia (escritor e jornalista) e Sairam Rivas (estudante) para tratar em audiência pública (data a ser definida) da situação política na Venezuela 

Enviarei pelos Correios (27/11) a bandeira do MERCOSUL, aos cuidados de Carlos Javier Arencibia, na bandeira, cidadãos venezuelanos poderão escrever mensagens, a bandeira será entregue ao presidente da Comissão da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, senador Aloysio Nunes, durante a cúpula do MERCOSUL que acontecerá em dezembro no Paraguai.

É nesse sentido que pretendo apresentar nas próximas semanas nova versão do projeto, para o qual espero, dessa vez, conseguir recursos suficientes.

Paz e bem.

Dado Galvão (documentarista)
Missão Ushuaia, Venezuela.