"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

ONGs pedem à Venezuela para travar "linchamentos"


O documento sublinha que "a omissão estatal perante a violência é também uma política pública que não dilui as responsabilidades dos funcionários perante estes fatos e as suas vítimas".

6 organizações não-governamentais de defesa dos direitos humanos, entre as quais o Fórum pela Vida, exigiram ao Estado venezuelano que aplique políticas públicas para travar os "linchamentos" de supostos criminosos e garantir a integridade dos cidadãos.

"O crescente número de fatos em que grupos de pessoas arremetem violentamente contra supostos criminosos, ocasionando graves lesões ou, em vários casos, a morte, demonstram o fracasso do Estado na tarefa de conter a violência na sociedade", explicam as organizações em comunicado.

O documento, a que a agência de notícias Lusa teve acesso, sublinha que "a omissão estatal perante a violência é também uma política pública que não dilui as responsabilidades dos funcionários perante estes fatos e as suas vítimas".

Por outro lado, afirma que "as altas taxas de impunidade perante graves crimes, os atrasos judiciais, a degradação do sistema penitenciário, as enormes deficiências dos distintos corpos policiais, o debilitamento da investigação policial e judicial, são fatores que contribuem para esta progressiva deterioração da qualidade de vida na Venezuela", uma "situação que mostra a ausência de uma política pública para enfrentar o desafio da segurança cidadã".

Desde há vários meses que a imprensa venezuelana tem dado conta de situações em que grupos de cidadãos "lincham" indivíduos suspeitos de estarem envolvidos em ações de criminalidade, alguns dos quais teriam falecido na sequência do ataque, situação que é questionada pelas organizações defensoras dos direitos humanos.

Mundo ao minuto
Missão Ushuaia, Venezuela. 19/11/2015.