"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Procurador diz que Justiça da Venezuela é governada pelo medo

O ex-procurador venezuelano Franklin Nieves, que fugiu do país, em 
entrevista à Reuters nesta quinta-feira (29) (Foto: Joe Skipper/Reuters)

Franklin Nieves fugiu do país para evitar ser pressionado em julgamento.
Ele foi o responsável por colocar opositor atrás das grades.

Um procurador da Venezuela que ajudou a colocar o líder de oposição Leopoldo López atrás das grades disse que esta semana pediu desculpas, por telefone, aos pais do político preso, depois de fugir do país para evitar ser pressionado pelo governo no julgamento de um recurso.

"Tenho vergonha. Acabei com uma família", disse Franklin Nieves à Reuters, em uma entrevista de uma hora em Miami na qual acusou o governo socialista venezuelano de pressioná-lo a utilizar provas falsas para condenar López. "Na Venezuela governo o medo, que é a forma da lei", disse.

Antonieta Mendoza, a mãe de López, disse à Reuters que perdoou Nieves por causa de sua fé católica, mas não confia nele.

Nieves disse ter iniciado o processo de declaração de asilo político nos Estados Unidos, mas que não manteve nenhum contato com autoridades norte-americanas desde a sua chegada na semana passada.

A Procuradoria-Geral da Venezuela negou esta semana que o órgão tenha pressionado seus integrantes a aceitar falsas evidências no julgamento de López.

O governo diz que López incitou violentos protestos de rua no ano passado, que deixaram 43 pessoas mortas. No entanto, os líderes da oposição afirmam que o julgamento de López é mais uma prova de que o governo do presidente Nicolas Maduro está corrompendo o sistema de justiça para sufocar a dissidência. Em 2012, o magistrado Eladio Aponte, da Suprema Corte, fugiu do país e depois acusou o governo de manipular os tribunais para fins políticos.

Fonte: Reuters
Missão Ushuaia, Venezuela. 30/10/2015