"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Jovens Venezuelanos: Senado vai ouvir estudante e escritor que denunciam repressão de Maduro

Na reunião desta quinta-feira (20/08), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou requerimento de convite ao jornalista Carlos Javier Arencibia e à estudante Sairam Rivas para participarem de audiência pública sobre violência na Venezuela.

Os dois convidados enviaram cartas e vídeo ao senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presidente da CRE. O requerimento é do senador José Agripino Maia (DEM-RN).

Rivas passou 132 dias presa, sendo 55 sem ver a luz do sol, e é candidata independente ao parlamento venezuelano. Javier é jornalista e revelou no livro “Testemunhos da Repressão” atos violentos praticados por policiais e militares do governo Nicolás Maduro nos primeiros seis meses de 2014.

Javie e Rivas participarão entre novembro e dezembro das gravações do documentário Missão Ushuaia Venezuela, que será produzido pelo documentarista baiano, Dado Galvão e o fotografo paraibano Arlen Cezar,  que pretendem acompanhar momentos pré e pós-eleições legislativas na Venezuela, anunciadas para 6 de dezembro.

A data da audiência ainda será definida pela comissão


Fontes: Senado Federal, CRE, Comunicação senador Aloysio Nunes
Missão Ushuaia, Venezuela. 21/08/2015.

Jornalista pede que governo brasileiro ajude a fiscalizar eleições na Venezuela

Miguel Henrique Otero em audiência na Comissão de Relações 
Exteriores do Senado. Foto: Gerdan Wesley 

O diretor de redação do jornal venezuelano "El Nacional", Miguel Henrique Otero, pediu nesta quinta-feira (20) que os senadores brasileiros façam um apelo para que o governo federal ajude a fiscalizar as eleições legislativas no país vizinho. 

Em visita à Comissão de Relações Exteriores do Senado, Otero disse que a Venezuela "é uma ditadura que sufoca, de todas as formas" os meios de comunicação críticos ao governo e não respeita opiniões divergentes. 

Ele criticou o governo do presidente Nicolás Maduro por ter aprovado leis que levaram ao fechamento de outros meios de comunicação e o acusou de agredir jornalistas fisicamente e de comprar jornais com dinheiro público. 

Otero afirmou também que os jornais do país não conseguem importar papel devido às restrições do governo à compra de dólares e que só conseguem sair em versão impressa com a ajuda de outros jornais latino-americanos. 

"Tudo isso levou o país e ter 40% do seu território a ter acesso a meios oficiais e o restante a veículos autocensurados. Os independentes, que somos nós, não conseguimos suprir a demanda", disse. 

O jornalista criticou ainda as prisões de opositores do governo e a prorrogação de suas detenções sem sentença e julgamento. "Assim funciona esse mecanismo moderno de deter presos políticos", disse. 

Otero também fez um apelo para que o Brasil tenha consciência da crise econômica que afeta o vizinho. Segundo ele, a crise é tão grave que o país está à beira de um colapso humanitário que pode afetar também o território brasileiro. 

CONVITE 

Miguel Henrique Otero é processado na Venezuela por ter feito uma reportagem sobre o envolvimento do presidente da Assembleia Nacional do país, Diosdado Cabello, com lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. 

Por isso, afirmou, não retorna a seu país natal por temer ser preso. Ele foi convidado pelo senador José Agripino Maia (DEM-RN), que esteve na comitiva da oposição brasileira que foi à Venezuela em junho. 

Os parlamentares planejavam se reunir com políticos da oposição venezuelana. Porém, foram bloqueados na estrada entre o aeroporto e a capital Caracas e decidiram voltar a Brasília sem continuar a agenda. 

O episódio foi comentado pelos senadores. "A gente tem que aproveitar a oportunidade [de que ele está no Brasil] para tomar conhecimento, de qual é a situação de hoje e qual é a perspectiva de futuro da Venezuela", disse Agripino Maia. 

Durante a audiência, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) pediu à comissão um pedido formal à OEA (Organização dos Estados Americanos) para aprovar o envio de observadores internacionais para a eleição, em 6 de dezembro. 

Fonte: Folha de São Paulo 
Missão Ushuaia, Venezuela. 21/08/2015.