"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Oposição é barrada nas eleições legislativas da Venezuela.



Manifestante protesta contra o cerco à oposição em Caracas: pesquisas mostram MUD com a preferência dos venezuelanos e chances de tomar o controle da Assembleia a quatro meses das eleições legislativas. FEDERICO PARRA/AFP/20-6-2015

Ex-deputada e ex-prefeito impedidos de concorrer à Assembleia Nacional prometem desafiar veto

BUENOS AIRES — Nesta segunda-feira, começará na Venezuela o processo de inscrição dos candidatos que participarão das eleições legislativas do próximo dia 6 de dezembro, teste decisivo para o enfraquecido governo do presidente Nicolás Maduro, às voltas com uma crise econômica cada vez mais grave.

Com todas as pesquisas apontando uma clara e expressiva vantagem da oposição, nas últimas semanas a Controladoria Geral da República impugnou candidatos de peso da Mesa de Unidade Democrática (MUD), usando, segundo dirigentes opositores, “recursos absolutamente ilegais” para impedir sua participação no pleito.

O boicote afetou, entre outros, o ex-prefeito de San Diego, no estado Carabobo, Enzo Scarano, o candidato mais votado nas primárias realizadas pela MUD recentemente. Também foi inabilitada a deputada cassada María Corina Machado, uma das dirigentes mais ativas da aliança opositora.

"Quando a justiça se veste de uma cor se converte em carrasco". 
Arte: @Untal_Ro 

Ouvidos pelo GLOBO, ambos confirmaram sua decisão de continuar lutando para defender suas candidaturas, mas, também, de designar candidatos substitutos, que serão inscritos na próxima semana.

Os dois dirigentes questionaram a atitude do governo Maduro em relação à observação internacional, na mesma semana em que o presidente venezuelano afirmou que “a Venezuela não será monitorada por ninguém”.

Segundo María Corina, atualmente proibida de sair do país por uma série de processos abertos pelo governo e pelo presidente da Assembleia Nacional (AN), o militar reformado Diosdado Cabello, “teremos a eleição mais fraudulenta de nossa História”.

Confira a entrevista com a deputada María Corina Machado aqui. E a entrevista com Enzo Scarano aqui.

Fontes: O Globo, Janaína Figueiredo, @Untal_Ro
Missão Ushuaia, Venezuela. 2/08/2015