"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Deputados de vários países criam grupo para defender pluralidade política na Venezuela

"Na Venezuela defender teus direitos é um alto risco". 
Arte: @Untal_Ro

Deputados espanhóis, peruanos e uruguaios criaram, na sexta-feira, o Grupo de Parlamentares do Mundo Pela Democracia na Venezuela, que tem como propósito defender a pluralidade política e os valores democráticos. 

A criação do grupo foi anunciada durante uma conferência de imprensa em Caracas, na qual o parlamentar uruguaio Pablo Mieres, afirmou estar preocupado pelas recentes "inabilitações", o impedimento legal de candidaturas, de líderes políticos opositores às eleições parlamentares previstas para 06 de dezembro de 2015. 

"Viemos [a Caracas] para ajudar a que as coisas se encaminhem, no sentido de que as eleições de dezembro sejam o mais livres possíveis e, nesse sentido, preocupa-nos muito que se `inabilitem` dirigentes de partidos opositores", explicou. 

O acordo foi assinado pelos parlamentares espanhóis Dionísio Garcia Carneiro, do Partido Popular, Iñaki Anasagasti, do Partido Nacionalista Basco, Ander Gil García, do Partido Socialista Obreiro Espanhol, e Josep Maldonado, do Partido Convergência. 

Subscreveram ainda os deputados uruguaios Jaime Trobo, do Partido Nacional, Ope Pasquet, do Partido Colorado, Daniel Rádio, do Partido Independente, e o senador peruano Maurício Mulder, do Partido Aprista. 

A criação do grupo teve lugar depois de parlamentares espanhóis se queixarem, na sexta-feira, de terem sido impedidos pelas autoridades venezuelanas de visitarem, na prisão, o líder do partido político opositor Vontade Popular, Leopoldo López, e o ex-presidente da Câmara Municipal de San Cristóbal, o opositor Daniel Ceballos, na sede dos serviços secretos venezuelanos. 

Fonte: RTP - Portugal, @Untal_Ro
Missão Ushuaia, Venezuela. 26/07/2015.

"Direitos Humanos não tem territorialidade". Senador espanhol em missão na Venezuela.



"Indiferença" . Fonte: @Untal_Ro


Fontes: AFP, TV Venezuela, @Untal_Ro
Missão Ushuaia, Venezuela. 25/07/2015.

MERCOSUL - Cidadania Regional


Fonte: MERCOSUL - DH
Missão Ushuaia, Venezuela. 25/07/2015.