"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Legisladores da América pedem observadores internacionais em eleições na Venezuela



Mais de cem legisladores dos Estados Unidos e de cinco países latino-americanos pediram que a Venezuela autorize observadores internacionais nas eleições de dezembro, em uma carta ao presidente Nicolás Maduro divulgada nesta quarta-feira.

Destacando a importância de assegurar a "legitimidade" das eleições, os legisladores pediram a Maduro "que permita a participação de várias organizações internacionais, nomeadamente da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Europeia, na qualidade de observadores eleitorais".

A carta, assinada por 157 legisladores, sugere que "a presença de observadores internacionais permitiria que todos os venezuelanos confiem na integridade do processo e nos resultados" ante uma aparente atmosfera "de parcialidade e ausência de plena garantias".

Os signatários dos seis países expressaram preocupação com as medidas para impedir a participação de vários candidatos, ressaltando que é "alarmante" que apenas membros de partidos da oposição tenham tido negadas suas candidaturas.

"Isso realmente contribui para uma percepção pública que sugere que a atual situação pré-eleitoral se enquadra em uma atmosfera de preconceito e falta de plenas garantias", indicaram na carta distribuída em espanhol, inglês e português.

Também observaram que vários estudantes e líderes da oposição continuam presos, apesar dos apelos de várias organizações internacionais e personalidades estrangeiras de diferentes ideologias, e reiteraram o pedido para a sua "libertação imediata".

Além dos 18 senadores americanos dos partidos Republicano e Democrata, a carta foi assinada por 32 senadores do Brasil, 57 da Colômbia, 12 do Chile, e 25 deputados da Costa Rica e 13 do Peru, de vários espectros políticos.

A carta é lançada um dia depois de o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, questionar, em outra carta, as condições nas quais estão sendo organizadas as eleições de 6 de dezembro, quando os venezuelanos elegerão uma nova Assembleia Nacional (Parlamento unicameral).

O deputado venezuelano Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional, respondeu, observando que a OEA é uma "ameaça" para a Venezuela e descreveu a instituição como "pervertida, corrupta e desacreditada."

AFP /Agence France-Presse
Missão Ushuaia, Venezuela 12/11/2015
.