"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Maduro define lista de candidatos a deputado, e põe a mulher como cabeça de lista


Cilia Flores e seu marido, Nicolás Maduro(EFE/VEJA)


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, escolheu sua esposa, a primeira-dama Cilia Flores, para liderar a lista de candidatos chavistas nas próximas eleições legislativas do país. Conhecida entre os venezuelanos como a "primeira combatente", Cilia já presidiu a Assembleia Nacional e foi procuradora-geral da Venezuela. Ela vai disputar as eleições para deputado por Cojedes, seu Estado natal, no dia 6 de dezembro.

"Ela pediu minha opinião e eu disse 'você é livre para ir à batalha, pois tem sua própria liderança, seu próprio espaço e não há machismo que vá te limitar'", disse Maduro durante um encontro com os candidatos governistas, entre eles ex-ministros, artistas e esportistas venezuelanos.

A advogada de 62 anos, que costuma acompanhar o marido em eventos públicos, acaba de ganhar de Maduro um programa de TV. 'Com Cilia em Família' estreou no dia 3 de maio na rede estatal Venezolana de Televisión (VTV). Cilia integrou o grupo de advogados que defendeu Hugo Chávez quando ele foi preso por liderar um golpe frustrado em 1992.

Primeira-dama da Venezuela ganha do 'maridão' um programa de TV

A primeira-dama da Venezuela, Cilia Flores, chamada carinhosamente de "primeira combatente" por seu marido Nicolás Maduro, apresentará um programa de televisão que se chamará 'Com Cilia em família'. O programa televisivo foi descrito como uma atração "familiar de variedades" vai ao ar na rede rede Venezolana de Televisión (VTV), estatal, claro. O próprio Maduro anunciou que a atração é um presente para sua mulher, que "contará as histórias de verdade da Venezuela".

O programa da primeira-dama será apenas mais um entre o amplo espaço de televisão e rádio que o governo bolivariano dispõe no país. Maduro possui programas para chamar de seus, assim como o presidente do parlamento, o governista Diosdado Cabello, todos transmitidos pela rede estatal VTV.


Veja o primeiro programa completo.


Maduro, fiel ao estilo do seu mentor Hugo Chávez, mantém os programas de rádio e televisão para informar sobre a "revolução bolivariana". Em seu caótico programa dominical 'Alô presidente', que não tinha horário para terminar e nem um roteiro defindo, Chávez permaneceu 1.656 horas no ar, o equivalente a 69 dias ininterruptos de transmissão.

O último 'Alô presidente' foi ao ar em 29 de janeiro de 2012, semanas antes que o presidente venezuelano se submetesse a uma intervenção cirúrgica para combater um câncer que finalmente acabou com sua vida em março de 2013.

Fontes: Veja, VTV
Missão Ushuaia, Venezuela. 05/08/15